LABNUT - IOUSP

ESTUDO AMBIENTAL DE SISTEMAS COSTEIROS EXPOSTOS A IMPORTANTES AÇÕES ANTRÓPICAS NA REGIÃO SUDESTE POR MEIO DE FERRAMENTAS BIOGEOQUÍMICAS (FEBIOGEOQUIM)
Proc. 478890/2011-7
Coordenado pela Profa Dra Elisabete de Santis Braga
Este projeto visa utilizar ferramentas biogeoquímicas no estudo de sistemas costeiros sujeitos a importantes influências antrópicas provenientes de ocupação do solo para fins de urbanização, agricultura, atividades industriais, reforma/instalação de estruturas portuárias e de exploração da plataforma costeira, sem deixar distante, as recomendações ações de preservação e manejo que se fazem necessárias nas áreas costeiras. Diante da expansão das atividades humanas, os sistemas costeiros encontram-se susceptíveis e o desbalanceamento em ciclos biogeoquímicos de elementos maiores como N, P e Si nos sistemas hídricos, sobretudo nas interfaces de domínios contíguos como sedimentos e continente, bem como, a interação dos mesmos com a biota oferecem informações de cenários atuais quanto aos impactos ambientais, além de permitirem a visualização de cenários futuros caso não sejam tomadas providências de preservação e manejo adequados.
A região de Cananéia-Iguape foi amostrada em duas estações sazonais e foram acrescentados pontos na região Sul no Canal do Ararapira e na plataforma, junto às saídas das Barras. Foram acrescentados dados de alcalinidade ao Projeto para a melhoria na análise dos cenários em relação às contribuições ás previsões de modificações nos diversos cenários de estudo.
Há necessidade de uma amostragem em Santos, como planejado e houve dificuldade logística para efetuar a amostragem, pois as coletas estavam associadas ao Projeto do Instituto Florestal/Petrobras e começaram as campanhas somente e gostaríamos de fazer uma coleta somente pelo IOUSP para implementar nossos dados.
O sistema estuarino de Santos e os processos de plataforma são muito representativos de sistemas influenciados por ações antrópicas e deste modo, contribuem para a avaliação da eficiência da aplicação de ferramentas biogeoquímicas quanto ao impacto ambiental.
Assim, devido à necessidade de mais uma coleta para completar nossos dados solicitamos a extensão do período de término do Projeto, sem alteração na verba já destinada ao mesmo.